Quando utilizamos VoIP em nossos ambientes, podemos trabalhar com ambas opções. Descubra um pouco mais sobre cada uma delas e escolha a que se encaixa melhor para o seu cenário.
Telefones IPs ou Softphones? Muitos dos clientes que estão migrando o seus ambientes de telefonia analógica para a nossa solução de telefonia IP, o PABXFLEX, fazem essa pergunta. Quando escolher um ou outro, quanto custa cada um, quais os cuidados que devemos ter. Essas são normalmente as dúvidas mais frequentes nesse assunto.
Telefones IPs
Os telefones IPs eram mais caros quando a tecnologia de voz sobre ip apareceu. Isso ficou marcado durante muitos anos. Mas hoje em dia os valores no mercado nacional são muito competitivos.
O seu formato físico é muito similar aos já conhecidos telefones analógicos.
Existem algumas características interessantes para escolher um telefone IP para colocar no seu ambiente.
Não afeta muito a forma como o usuário interage com a telefonia. Muitos usuários se adaptam mais facilmente em uma migração se apenas substituirmos o aparelho da mesa.
A configuração do aparelho pode ser feita de forma automática. No PABXFLEX conseguimos provisionar a configuração de aparelhos da Intelbras, Grandstream e Yealink.
Você pode ligar a estação de trabalho do usuário no telefone. Não precisa passar dois cabos para um mesmo local.
Possibilidade de configurar mais de um ramal em alguns modelos.
Telefones IPs de entrada estão na faixa de R$ 250,00.
Porém em ambientes muito grandes é recomendado a configuração de VLANs de telefonia ou Voice Vlan. Para que sua rede de voz funcione com qualidade. Isso requer configurações de switches e um melhor conhecimento da sua topologia de rede.
Softphones
Existem muitos modelos no mercado. Desde os mais simples como o Linphone, que é um projeto open source, e que funciona em vários sistemas operacionais, até os mais completos com opções de comprar licenças individuais como o Zoiper.
Os softphones possuem algumas características diferentes das dos telefones ips.
Possibilidade de instalar e configurar o ramal em um telefone celular.
Versões open source não possuem custo. Porém podem não ter todos os recursos que se deseja.
Muito melhor para utilização em notebooks ou para colaboradores que trabalham de forma remota.
Porém nem tudo são flores para os softphones. É importante tomar alguns cuidados.
Se deseja ter maior controle sobre as ações do usuário, é melhor comprar a licença de algum softphone que permita um melhor gerenciamento.
Utilizar um bom headset é imprescindível. De preferência equipamentos USB.
Uma máquina com poucos recursos de memória e/ou processamento, podem atrapalhar a qualidade da voz em uma ligação.
Qual é a melhor escolha?
Muitos clientes utilizam as duas opções. Já que essa escolha não precisa ser necessariamente uma ou outra. Você pode avaliar quais usuários vão se adaptar na utilização de softphones e tentar utilizá-los dessa forma com eles.
Colaboradores que estão muito tempo acostumados a trabalhar com telefone na mesa, normalmente não se adaptam na utilização de softphones. Porém outros que viajam mais, ou já utilizam o notebook e celular com mais frequência, não devem se incomodar com a utilização de softphones.
Um ambiente híbrido sempre funciona muito bem.
Opte por utilizar telefones que possam ser provisionados. Fale com o seu fornecedor e verifique quais modelos ele recomenda. Isso facilita muito o gerenciamento do seu ambiente.
Quer conhecer mais sobre o provisionamento de telefones com a nossa solução?!
Entre em contato com nosso time de especialistas.