A telefonia VoIP é uma tecnologia cada vez mais presente nas empresas, pois oferece diversas vantagens em relação aos sistemas de telefonia convencionais. No entanto, para garantir a qualidade da telefonia VoIP, é fundamental seguir algumas práticas importantes. Neste post, vamos apresentar 5 práticas para garantir a qualidade do VoIP na sua empresa.
Verifique a qualidade da conexão de internet
A qualidade da telefonia VoIP depende diretamente da qualidade da conexão de internet. Por isso, é importante garantir uma conexão de internet estável e com boa velocidade de download e upload. Recomenda-se uma velocidade de pelo menos 10 Mbps de download e 2 Mbps de upload para cada linha de telefonia VoIP.
Utilize equipamentos de qualidade
Os equipamentos utilizados na telefonia VoIP, como telefones IP e adaptadores ATA, também têm um papel importante na qualidade do sistema. Utilize equipamentos de qualidade, de preferência homologados pelo fornecedor da telefonia VoIP, para garantir a qualidade das chamadas.
Priorize o tráfego de voz
Para garantir a qualidade da telefonia VoIP, é importante priorizar o tráfego de voz na rede. Isso pode ser feito por meio de um sistema de QoS (Quality of Service), que prioriza o tráfego de voz em relação a outros tipos de tráfego na rede.
Monitore a qualidade das chamadas
Monitore a qualidade das chamadas regularmente, utilizando ferramentas de monitoramento de rede e de qualidade de chamadas. Identifique e solucione eventuais problemas o mais rápido possível, para evitar impactos na qualidade do sistema.
Realize treinamentos e conscientização
Realize treinamentos e conscientização com os usuários do sistema de telefonia VoIP, para que utilizem corretamente os equipamentos e sigam as melhores práticas para garantir a qualidade das chamadas. Informe sobre as práticas de segurança e as precauções necessárias para evitar problemas na qualidade das chamadas.
Utilize VPN para garantir segurança
Utilizando VPNs para comunicar seu ambiente com os usuários, você implementa um nível adicional de segurança. Além de garantir um nível adicional de segurança você evita também problemas com operadoras e links de operadoras em IPv6.
A telefonia VoIP oferece diversas vantagens para as empresas, mas é fundamental seguir as melhores práticas para garantir a qualidade do sistema. Verificar a qualidade da conexão de internet, utilizar equipamentos de qualidade, priorizar o tráfego de voz, monitorar a qualidade das chamadas e realizar treinamentos e conscientização são práticas importantes para garantir a qualidade da telefonia VoIP na sua empresa. Siga essas práticas e aproveite ao máximo os benefícios da telefonia VoIP.
Quer conhecer mais sobre soluções de VoIP para o seu ambiente? Conheça o PABXFLEX e o iTFLEX VPN.
Entre em contato com os nossos especialistas, teremos o prazer de lhe apresentar opções adequadas para o seu ambiente.